www.wmconsultoria.com.br

quarta-feira, 11 de abril de 2012

"UM MAQUEIRO CHAMADO JOSÉ COSME.


Como é bom fazer amigos. Essa situação que passo a narrar, e que foi para a minha lista de textos do Blog, aconteceu aqui no Rio de janeiro, "UM MAQUEIRO CHAMADO COSME".
Um Maqueiro Chamado José Cosme.

A pós todos os exames pré-operatórios feitos e todas as orientações médicas seguidas com minuciosos detalhes, preparamos o nosso final de semana, esquematizando-nos em tudo.

Eu e minha esposa, Soraia, fomos para a tão esperada cirurgia por ela marcada que aconteceu no dia 17-07-2010, sábado, às 8:00 horas da manhã em uma clínica famosa na Barra da Tijuca, um bairro nobre do Rio de Janeiro. Lembro-me que acordamos apreensivos e ansiosos naquela manhã, mas a expectativa de resultados satisfatórios nos enchia de alegria e motivação. Como de fato assim fomos presenteados por Deus. O procedimento foi um sucesso! Minha esposa, hoje 23-07-2010, já está quase que totalmente recuperada, mas agora, deixem-me entrar na cerne questão da nossa crônica, e espero que nos edifique.

Com todos esses sentimentos em turbilhão em nossas cabeças, demos entrada na clínica às 6:09 horas da manhã, pois a minha esposa iniciaria os preparativos para a cirurgia às 7:00 horas. Logo na recepção encontramos pessoas tristes, cansadas e sem a menor vontade de esboçar atitude de servir, motivação, incentivo, e segurança para os (clientes) pacientes que ali entravam contra suas vontades, pois ninguém quer ser operado ou socorrido de um acidente, e na maioria das vezes vão forçados por quem os socorre. O que me chamou a atenção era a falta de misericórdia, carinho e preparo dos profissionais da recepção da clínica, pois deveriam fazer parte do plano de treinamento da unidade hospitalar. O treinamento deveria inclusive valorizar a abordagem super humanizada e dotada de técnicas psicológicas capazes de animar, tranquilizar e melhor preparar aos que ali chegam muitas das vezes na pior fase de suas vidas.

Bom, enfermeiros, enfermeiras, recepcionistas, seguranças (que mais se preocupavam em conversar e contar piadas para as atendentes que ria incontrolavelmente alto, mas que fechavam a cara e respondiam asperamente quando um paciente os pedia uma informação), profissionais pozudos em suas vestes brancas eram incapazes de descerem de seus pedestais em forma de diploma e distribuirem atenção e sorrisos.

Minha esposa, em fim, conversou com sua anestesista, que não se inclui nessa lista de despreparados e que assim como a médica que à oporaria, foi extremamente atenciosa. Logo Soraia foi preparada para a sala de cirurgia e então subimos. Desci um pouco para orar e me acalmar de tudo que havia presenciado quando ouço no salão de recepção um: BOM DIA... alto, claro, positivo e alegre. Foi dado com tanta vontade que contagiou o ambiente proporcionando até um bem estar em meio a todo aquele festival de despreparo. Até então não sabia quem era, mas ao subir vi que era o maqueiro, que levou a minha esposa já preparada para dentro do centro cirúrgico e com um sorriso de quem está acostumado e conhecia a dor dos que não podiam adentrar naquele recinto me disse:

- Não se preocupe senhor, dará tudo certo. Logo a sua esposa retornará sorrindo.

Fiquei realmente mais tranqüilo e pesando no que aquele PROFISSIONAL da saúde havia me proporcionado. Tranqüilidade, segurança e paz, em meio a toda a situação preocupante que é passar por qualquer intervenção cirúrgica tanto própria, quanto de um amado integrante de sua família.

Ao final, que durou um tempo estimado por mim em duas horas, lá veio ele com aquele sorriso largo e sempre tratando a todos ao seu redor com alegria e carinho. Trouxe a minha esposa já operada e fomos para a enfermaria da clinica, pois a avalanche de mau atendimento não parava de nos bombardear, pois o quarto liberado, confirmado e acordado pela clinica e pelo nosso plano previamente, não nos foi concedido por indisponibilidade, mas até isso o bom atendimento de um simples maqueiro em meio a uma chuva de diplomas e certificados, nos fez relevar e não nos tirou a alegria do bom resultado da cirurgia.

Como são as coisas hein, um tratamento com amor e carinho faz toda a diferença!!!

Bom, ao fim de tudo, e já liberados às 16:00 horas, procurei por ele encontrando-o no corredor de saída da clínica, e o perguntei:

- Senhor, qual é o seu nome?

E ele mais uma vez sorridente respondeu.

- Meu nome é José Cosme, MAQUEIRO José Cosme.

LEMBREMO-NOS SEMPRE DE UMA COISA:

“A alegria CONTAGIA, o mau humor CONTAMINA”

Meu nome é Wagner Mansur, E A ÚNICA COISA MELHOR DO QUE LER, OUVIR, OU FICAR SABENDO DE COISAS BOAS, É PROCURAR VIVENCIÁ-LAS.

OBS: Para a nossa alegria e para contrariar a frase que diz "língua é boa com batata", o nosso amigo José Cosme é nosso amigo de Face e podemos interagir com esse amigo que tanto eu e minha família amamos.

Acessem:

http://wagnermansur.blogspot.com.br/


sexta-feira, 30 de março de 2012


O verdadeiro Relacionamento em Amor.


     Um grande número de pessoas vive situações difíceis de cunho relacional no cerne de suas famílias. Com foco em relacionamento, podemos dizer que muitas delas se doam completamente buscando a melhor forma de praticarem o verdadeiro amor, mas quando o receptor não retribui essa atitude, frustra e magoa seus doadores. Existem muitos relacionamentos em que a resposta para essa entrega passa a ser o domínio, o abuso e a exploração desse sentimento tão nobre chamado amor.
     Existe uma grande diferença entre servir com amor a pessoa amada, e ser escravo. Não dizem que o amor cega? Pois é, quem já não viu, ou vivenciou um caso assim? 

     Encontramos base bíblica para essa reflexão maravilhosa.

22  Porque o que é chamado pelo Senhor, sendo servo, é liberto do Senhor; e da mesma maneira também o que é chamado sendo livre, servo é de Cristo.
23  Fostes comprados por bom preço; não vos façais servos dos homens.

                                                                                                                              I Coríntios 7. 22-23
     A própria Palavra de Deus nos orienta a que não nos sujeitemos a sermos escravos de quem quer que seja. Não temos só a Capacidade, mas temos também a responsabilidade de não deixarmos alguém nos intimidar para conseguir algo. Existem pessoas que se aproveitam do amor que sentimos para chantagearem e tirarem proveito. 

     Mas espera aí Mansur, a Bíblia tem um manual que nos ensine a fugirmos dessas situações?  Um manual de boas práticas e boa conduta? 

     Mas é claro!   De Gênesis à Apocalipse existe farto material para te fazer ser feliz e conquistar a verdadeira felicidade.
     O apóstolo Paulo nos apresenta uma lista de qualidades e ações que definem o verdadeiro amor eterno.

9  O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem.
10  Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.

11  Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor;
12  Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;

13  Comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade;

14  Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis.

15  Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram;

16  Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos;

17  A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens.

18  Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.

19  Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas deixei a ira de Deus julgar, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.

20 Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.

21  Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.

                                                                                                                                        Romanos 12. 9-21

     É difícil sermos assim não é? A arte do diálogo precisa vir acompanhada sempre do amor.  Por nós mesmos colocaremos sempre a coleção de insultos, agressões verbais, desrespeitos e humilhações à frente da tentativa de conversa, daí, logo aumentaremos ainda mais essa coleção, pois a tendência da carne é puxar a vantagem da discussão para si.  Temos hoje inúmeros casais que não tem a Jesus Cristo como mediador de seus planos e projetos, bem como não se calam e esperam o melhor momento para falar ou explicar seus pontos de vista. 

Saiba de uma coisa, a palavra de Deus nos ensina que:

“O AMOR ABRANDA O AGRESSIVO E FORTALECE O PASSIVO”.

O que diz a Palavra do Senhor sobre o Amor?

1  AINDA que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.

2  E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.

3  E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.

4  O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.

5  Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;

6  Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;

7  Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

8  O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;

                                                                                                                                         I Coríntios 13. 1-
     Vou lançar um desafio. Procure seguir esses conselhos da Palavra por no mínimo uma semana. Se você conseguir, faça por um mês, e depois voltaremos a falar sobre esse assunto, que tal? 

     Busquemos sempre a sabedoria de Deus para lidar com nossos cônjuges, com nossos filhos, e com todos os demais que nos cercam.

     Existe um grande chamado de Cristo para cada um de nós.  Nossa família é um corpo.

12  Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.

13  Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.

14  Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.

15  Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo?

16  E se a orelha disser: Porque não sou olho não sou do corpo; não será por isso do corpo?

17  Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato?

18  Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis.

19  E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?

20  Assim, pois, há muitos membros, mas um corpo.

21  E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós.

22  Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários;

23  E os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais; e aos que em nós são menos decorosos damos muito mais honra.

24  Porque os que em nós são mais nobres não têm necessidade disso, mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela;

25  Para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros.

26  De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele.
                                                                                                                                    I Coríntios 12. 12-26

     Já parou para se perguntar por que em sua empresa você sente o trabalho em equipe fluir?  Por que no time em que você joga uma bolinha durante a semana vocês conseguem chegar ao gol e fazê-lo?  Por que não reunir a sua família e traçar objetivos juntos, trabalhando sempre a arte do relacionamento.

     Alguns podem estar pensando agora: Mas terei de ceder sempre e me sentir pressionado?  NÃO.

     Mas só estamos falando que existe diferença entre falarmos agressivamente e falarmos admoestando, ou seja, em Amor.

39  E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
                                                                                                                                              Mateus 22. 39

O segredo então para alcançar o objetivo é a moderação. 

O Verdadeiro Amor respeita os limites dos outros;
Nunca busca os seus próprios interesses;

Sabe ouvir um “não”, ou “agora não”, com graça;

Pode defender o seu território contra a intimidação e o desrespeito;

Abranda o agressivo e fortalece o passivo.

18  No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor.
                                                                                                                                                   I João 4. 18

Que Deus abençoe a você e toda a sua família.
Wagner Mansur.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

LIDERANÇA no LAR

     Essa reflexão é um mergulho profundo dentro de nós mesmos. A liderança exercida por Jesus Cristo, o nosso líder maior, é a forma mais eficaz e feliz de conduzir quem está sob a nossa responsabilidade profissional ou familiar. Busco e estudo informações importantes sobre o tema não só no alimento intelectual e cognitivo, mas principalmente empiricamente, pois achar que sabe e não viver é ainda não saber. Não é somente importante que saibamos, é importante que usemos. Teremos em nossas reflexões a Bíblia como fonte basilar, e nessa reflexõa em especial, temos o respaldo da maravilhosa obra “O Monge e o Executivo” do autor James C. Hunter. Para quem busca exercitar a verdadeira liderança, tanto no lar, como na vida profissional, essa literatura é muito rica e inspiradora, ela aborda a liderança Cristã, e o meu desejo é que compartilhemos muito, e aprendamos bastante sobre a verdadeira arte de liderar "servindo". Boa reflexão, e que Deus nos abençoe.
Wagner Mansur.

DEFINIÇÃO DE LIDERANÇA no LAR.
     É a capacidade que os líderes, pai, mãe ou outro membro com responsabilidade na família, possuem de conduzir a família transformando-a em uma equipe unida, harmoniosa, geradora de resultados, e alcançando metas e sonhos, tanto pessoais, quanto coletivos. É a habilidade de motivar e influenciar à todos os integrantes da família de forma especial, e dependendo da personalidade de cada um, de forma diferenciada. Essa liderança precisa estar baseada no amor, na disciplina, em regras éticas, e dentro de princípios morais e engrandecedores, motivando-os para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo na busca do sucesso. Vamos fazer uma breve introdução história.

LIDERANÇA na ANTIGUIDADE.
     Para os gregos todo líder precisava ter os seus seguidores. O Líder era visto como um ser superior em experiência, em inteligência e superioridade cognitiva, por esse razão, seus seguidores eram considerados pessoas inferiores e que necessitavam constantemente beber de sua sabedoria, chegando a ser até mesmo uma idolatria. Esse conceito até hoje influência alguns estilos de liderança, mas em nossa reflexão veremos que mais prejudicava do que ajudava os seus seguidores. Para que entendamos o conceito de liderança preconizado nesta reflexão precisamos conhecer os principais estilos de liderança.

ESTILOS DE LIDERANÇA.
Liderança Autocrática:
     O líder é focado apenas nas tarefas. Este tipo de liderança também é chamado de liderança autoritária ou diretiva. O líder toma decisões individuais, desconsiderando a opinião dos liderados.

Liderança Democrática:
     Chamada ainda de liderança participativa ou consultiva, é voltada para as pessoas, há participação dos liderados no processo decisório. Aqui as diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo, estimulado e assistido pelo líder. O próprio grupo esboça as providências para atingir o alvo solicitando aconselhamento técnico ao líder.
     O líder é objetivo e limita-se aos fatos nas suas críticas e elogios.

Liderança liberal ou Laissez faire:
     Laissez-faire é a contração da expressão em língua francesa laissez faire, laissez aller, laissez passer, que significa literalmente "deixai fazer, deixai ir, deixai passar". Neste tipo de liderança as pessoas tem mais liberdade na execução dos seus projetos, indicando possivelmente uma equipe madura, auto dirigida e que não necessita de aconselhamento constante.
Por outro lado, a Liderança liberal também pode ser indício de uma liderança negligente e fraca, onde o líder deixa passar falhas e erros.

Liderança Paternalista ou Maternalista:
     O(ª) Líder e sua família tem relações interpessoais mais profundas. Esse estilo de liderança é mais confortável para os liderados no tocante a evitar conflitos, pois o mais importante para o pai ou a mãe são os filhos, incondicionalmente.
     Já em uma relação profissional, o equilíbrio deve preponderar e os resultados a serem alcançados pela equipe são mais importantes do que um indivíduo.

Estilo Visionário:
     Canaliza os membros para visões e sonhos partilhados. Tem um efeito muito positivo sobre a família. É sempre preconizado para situações onde ocorram mudanças que proporcionem uma nova visão.

Estilo Conselheiro:
     Relaciona os desejos dos integrantes da família com os objetivos gerais da mesma. Ajuda um membro a ser mais eficiente, melhorando as suas capacidades e preparando-o melhor para o mundo.

Estilo Relacional:
     Cria harmonia melhorando o relacionamento da família. Ideal para resolver e sarar conflitos no coração da família, dar motivação em períodos difíceis, e melhorar o relacionamento entre seus integrantes.

Estilo Pressionador:
     Atinge objetivos difíceis e estimulantes, mas tem um efeito por muitas vezes negativo sobre o clima da família pois as tarefas são frequentemente mal executadas, além do grau de comprometimento cair significativamente.

Estilo Dirigista:
     O líder acalma os receios dando instruções claras em situações de emergência. É apropriado em situações de crise, para desencadear uma reviravolta na situação e com membros difíceis de lidar.
Agora você deve estar pensando: - Como devo liderar já que existem vários estilos e me encaixo em dois deles? Ou um? Ou nenhum?
     O segredo da liderança está na arte de mesclar os estilos de forma a lidar com as mais diversas personalidades. Partindo desse conceito, iniciaremos uma
reflexão baseada na Liderança Situacional, ou seja, você pode, e deve usar todos
os estilos de liderança para lograr êxito no intento de direcionar e ajudar a quem ama. Vamos lá?
     O Estilo de Liderança sempre foi e sempre será complexo, por estar diretamente condicionado com as reações do comportamento humano, mas é imprescindível que seja situacional, flexível e adaptado, falo da Liderança Situacional.

LIDERANÇA SITUACIONAL:
     Esse estilo de liderança trabalhará mesclando os estilos autocrático, democrático e liberal levando em conta o receptor com as ações de autoestima e afetividade (respeito ao liderar).
     A Liderança da qual começaremos a falar e que é a preconizado por Jesus Cristo é a LIDERANÇA SERVIDORA.

     A Liderança Servidora caracteriza-se por ser aquela liderança em que você aprende a servir ao próximo satisfazendo suas necessidades e não suas vontades. O Líder Servidor influencia as pessoas para um bem comum, e uma das principais características dessa liderança é que seu exercício é feito com autoridade e não com o poder.

“É importante tratar outros seres humanos exatamente como você gostaria que eles o tratassem".

Poder: É a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer.
     Imaginarmo-nos como sendo a outra pessoa é fundamental para a sintonia do relacionamento, e essa dica é de Jesus Cristo:

37 E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de
toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.

38 Este é o primeiro e grande mandamento.
39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. Mateus 22. 37-40

     A visão de AUTORIDADE humana no mundo corporativo ainda se encontra em contraste com a AUTORIDADE INFLUENCIAL alvo da nossa reflexão. A definição de autoridade autocrática é:
Autoridade é um gênero ou uma simples fonte de poder. É a base de qualquer tipo de organização hierarquizada, sobretudo no sistema político. É uma espécie de poder continuativo no tempo, estabilizado, podendo ser caracterizado como institucionalizado, ou não, em que os subordinados prestam uma obediência incondicional, ao indivíduo ou a instituição detentores da Autoridade. Ou seja, a Autoridade transmite a mensagem de ordem sem dar razões ou algum argumento de justificação e os indivíduos subordinados a esta autoridade aceitam e obedecem sem questionar. Wikipedia – Enciclopédia livre.

AUTORIDADE SERVIDORA
     É a habilidade de levar pessoas a executarem tarefas ou agirem de forma diferente, sempre voluntaria, através de sua Influência Pessoal, por entenderem e confiarem na orientação do líder, sabendo que tal atitude será boa para elas.

PODER x AUTORIDADE
O Poder é uma faculdade.
A Autoridade é uma habilidade.

     Logo, alguém poderia estar em um cargo de poder e não ter autoridade sobre as pessoas, assim como, uma pessoa poderia ter autoridade sobre os outros sem estar numa posição de poder.

Poder: Pode ser vendido, comprado, tomado etc.
Autoridade: Vem do caráter , é da pessoa.
Faço agora os seguintes questionamentos para você:

     Podemos alugar as mãos, os braços e as pernas dos membros de nossa família, mas será que teremos voluntários no sentido literal da palavra?
     Teremos os seus corações, mentes, compromisso, criatividade e ideias?
     Esses dons não são voluntários?
     Podemos determinar ou exigir compromisso, Excelência, Criatividade?
     Você pode até pensar: Eu sou chamado para ser líder?

Em todo servidor existe um Líder, e todo o ser humano foi criado para liderar!

28- E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
Genesis 1:28

     A principal diferença entre o Líder na Visão Deturpada e o Líder na Servidor é que o Líder na visão cristã tem um chamado para servir.

25- Então Jesus, chamando-os para junto de si, disse: Bem sabeis que pelos príncipes dos gentios são estes dominados, e que os grandes exercem autoridade sobre eles.
26- Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal;
27- E, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo;
28- Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos. Mateus 20.25-28

     A Liderança aos olhos de Deus é clara e objetiva:

16- Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
João 3:16
45- Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos.
Marcos 10:45

SOMOS LÍDERES INFLUENCIADORES
Se somos seguidores de Jesus Cristo, temos de reconhecer que somos chamados para influenciar pessoas que nos cercam.
Jesus disse:

13- Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.
14- Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;
15- Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.
16- Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.
Mateus 5. 13-16

LIDERANÇA = HABILIDADE + INFLUÊNCIA
     A Habilidade pode ser aprendida e desenvolvida por alguém que tenha o desejo e pratique as ações adequadas.
     Influência é saber como conseguir envolver as pessoas do "pescoço para cima" em vez da antiga ideia de "nós só queremos você do pescoço para baixo".

FAÇAMOS O SEGUINTE EXERCÍCIO:
              (é importante que você não leia a sequencia da reflexão enquanto não fizer o exercício)

CITE UMA PESSOA QUE TENHA EXERCIDO INFLUÊNCIA SOBRE A SUA VIDA ?
_________________________________________________________

LISTE ALGUMAS QUALIDADES DESSA PESSOA.
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________

BASEADO(ª) EM SUA EXPERIÊNCIA DE VIDA, LISTE DE TRÊS A CINCO QUALIDADES DESSA PESSOA QUE FORAM ESSENCIAIS PARA A AUTORIDADE QUE ELA EXERCEU SOBRE VOCÊ.

____________________________
____________________________
____________________________
____________________________
____________________________

Destas qualidades de caráter que você considera essenciais para liderar com autoridade, quais são as que nós já nascemos?

Agora preste atenção, todas as qualidades que listamos são comportamentos.

E comportamento "é escolha”.
     Agora se pergunte: Esses comportamentos vem fazendo parte do meu dia a dia como líder de forma que eu possa influenciar a quem amo para que também lembre-se de mim no futuro?
Não nos foquemos tanto nas tarefas esquecendo que precisamos solidificar relacionamentos. Pode parecer cruel o que vou dizer agora mas estudos comprovam que existe um percentual muito grande relacionado ao relacionamento nestes casos. Muitos idosos que hoje vivem em abrigos ou em suas casa solitários, sem visitas e sem ter com quem conversar, mesmo tendo deixado uma família tão grande, em algum lugar no passado deixaram o elo do relacionamento se partir, e esse é só um exemplo.

A Tarefa e o Relacionamento.
A chave para a liderança servidora é executar as tarefas enquanto se constroem os relacionamentos.

Tudo na vida gira em torno dos relacionamentos:

Com Deus,

                conosco,
                        
                               e com os outros.

     É impossível falarmos de LIDERANÇA SERVIDORA sem falarmos da real importância de uma potente ferramenta de convívio social,   O RELACIONAMENTO.

     Sem confiança e fidelidade não se firma nenhum Relacionamento é verdadeiramente Saudável pois confiança e fidelidade é ENTREGA, e ninguém se entrega na dúvida.

     Não basta conhecer suas qualidades, tem que praticá-las.

ORTODOXIA
CONHECER CONCEITOS VALIOSOS
ORTOPRAXIA
PRATICAR CONCEITOS
      A prática da verdadeira liderança requer que busquemos e pratiquemos as nossas CARACTERÍSTICAS e os BENEFÍCIOS que elas nos proporcionam.

Característica, Habilidade que desenvolvemos ou não.
Benefícios, São proporcionados pelas características desenvolvidas.

Vamos fazer agora um segundo exercício:

- Cite algumas características pessoais que você desenvolveu e que gosta em você.
____________________________________
____________________________________
____________________________________

- Agora cite alguns benefícios que essas características te proporcionam.
_______________________________________
_______________________________________
_______________________________________

Lembre-se: Cada Característica pode ter vários Benefícios.

     O Líder Servidor precisa saber ouvir para identificar reais necessidades, Precisa ter meia boca e quatro ouvidos, é o segredo para o bom entendimento. Mas é fundamental que trabalhe com limites e regras. Liderar é se Sacrificar, mas também é dar limites e regras. Devemos quebrar paradigmas que derrubam o bom relacionamento com otimismo e força.

“O PESSIMISTA ENCONTRA DIFICULDADES NAS OPORTUNIDADES”;
“O OTIMISTA ENCONTRA OPORTUNIDADES NAS DIFICULDADES”.

     Mas o que significa quebrar paradigmas?

      Paradigmas são padrões psicológicos, modelos ou mapas que usamos para navegar na vida. Nossos paradigmas podem ser valiosos e até salvar vidas quando usados adequadamente. Mas podem se tornar perigosos se os tomarmos como verdades absolutas, sem aceitarmos qualquer
possibilidade de mudança, e deixarmos que eles filtrem as novas informações e as mudanças que acontecem no correr da vida.

      Quando nossas ideias são desafiadas, somos forçados a repensar nossa posição, pois a autoridade sempre se constrói sobre serviço e sacrifício. Por essa razão precisamos enfrentar as mudanças com vontade.

INTENÇÃO + AÇÃO = VONTADE
      Sintonia para direcionar o comportamento.

VONTADE - O amor é sempre fundamentado na vontade.

INTENÇÕES - AÇÕES = NADA
     Intenções menos ações é igual a nada. Todas as boas intenções do mundo não significam coisa alguma se não forem acompanhadas por nossas ações.

     Se o verdadeiro líder identifica as reais necessidades como fazer isso?

     Se o papel do líder é identificar e satisfazer as legítimas necessidades dos seus liderados, nós deveríamos estar nos perguntando constantemente:

     Quais são as necessidades das pessoas que me cercam?
     Temos visto uma geração sem limites, mau educada, violenta, amante das futilidades e excessivamente consumista. Será que estamos dando a essa geração o que necessitam ou o que querem?

     A Vontade é muita das vezes apenas um anseio que não vislumbra as consequências físicas e
psicológicas daquilo que se desejou.

     A Necessidade é uma legítima exigência física ou psicológica para o bem estar do ser
humano.

     Logo, não se contempla a possibilidade de um Líder Servidor ser um escravo, pois escravos realizavam vontades, o Líder é um Servidor, ele leva em consideração a necessidade.

     O LÍDER SERVIDOR é dotado do principal ingrediente que o forma e capacita, o AMOR.

4- O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
5- Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
6- Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
7- Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
8- O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;
I Coríntios 13. 4-8

     Na próxima reflexão falaremos das ferramentas intelectuais usadas na condução da verdadeira liderança, até lá e fiquem com Deus.


OBS: Acessem :  www.wmconsultoria.com.br

                                                                                                                                 Wagner Mansur